sábado, 30 de abril de 2011

MARCELLO DORNELLES - "Você Chegou"

A música abrange um universo infinito de estilos que são capazes de agradar a todos os públicos, de qualquer lugar, de qualquer classe social, de qualquer cultura, enfim, de qualquer “tribo”. O mais interessante é que ela é capaz de misturar todo esse universo, fundindo estilos, influências e criando outros novos estilos musicais que acabam também virando influência pra outros que vão nascer depois, e assim sucessivamente, num ciclo que parece não ter fim. Além disso, a música se torna, a cada dia, mais abrangente, agregando valores e influências diferentes dentro de um mesmo conceito. Cada vez mais fica complicado rotular uma música ou um artista dentro de apenas uma definição. Talvez isso explique a dificuldade que encontrei pra definir o que estava ouvindo, quando conheci o trabalho de Marcello Dornelles.

Esse é mais um exemplo de trabalhos que sobrevivem graças ao cenário de artistas independentes e aos meios de divulgação de música via Internet, uma vez que as grandes gravadoras não se mostram muito dispostas a apostar na diversidade e na qualidade musical. Música descartável sempre existiu. A diferença é que hoje essa virou a regra das gravadoras de maior poder. O oposto – música de qualidade, pra durar – virou exceção na mídia. Graças à Internet, às gravações independentes e a algumas poucas gravadoras heróicas, que não abrem mão da qualidade mesmo sem todo o poder de marketing das multinacionais, essa exceção tem vez e voz.

Gaúcho de São Francisco de Assis, Marcello reside e atua hoje em Florianápolis - SC, onde se apresenta freqüentemente na agenda cultural da cidade. Em 2006 gravou seu primeiro disco, “Passageiro Eu Sou”, que ele mesmo produziu em seu home studio. Atualmente trabalha na divulgação de seu segundo e mais recente CD, “Você Chegou”, lançado em 2010. Conheça o trabalho dele em http://www.marcellodornelles.com/mdstudio/index.php

Em destaque na sua página existe um link para ouvirmos e baixarmos uma gravação que não está no CD. Trata-se de “Demais Pra Mim”, música feita em homenagem à “Cidade da Magia”, Florianópolis. À primeira vista, nos remete à “Morena Tropicana” de Alceu Valença, mas aos poucos vamos identificando outras influências, tanto na sonoridade quanto em seu jeito de cantar. Sua voz mistura características que vão de Jorge Vercilo a Gilberto Gil.

No Cd, em “Samba Para Todos”, O sulista Marcello Dornelles absorve todo o swing do samba baiano de Gilberto Gil, mistura com a serenidade do samba carioca de Paulinho da Viola e acrescenta ingredientes da internacionalidade de Sérgio Mendes e cria um samba sem fronteiras. Anula-se aqui qualquer regionalismo e o que se ouve é o que podemos chamar de globalização musical.

A faixa-título do CD, “Você Chegou”, promove outra fusão: Lembra às vezes Djavan, mas acrescenta pitadas de Cláudio Zoli e de George Benson. Em “Laura Lady Carolina”, Marcello acrescenta ainda a sonoridade e o ritmo eletrônico do “Drum n’Bass” que, misturados com o piano Rhodes e o violão, resultam num clima sedutor, que se aproxima de alguns trabalhos de Fernanda Porto. “Veja Bem” se banha mais ou menos na mesma praia, com ritmo mais acelerado, mas em vez de ostentar programação de bateria eletrônica, ela traz uma sonoridade mais natural, com bateria acústica e com elementos rítmicos de Bossa Nova. “Uma Viagem” é, talvez, o momento mais intimista do disco, em que, acompanhado de um violão, canta uma viagem introspectiva, pra dentro de seu próprio coração e sentimento.


A cada faixa, um diferente Marcello Dornelles, porém sempre o mesmo! Ou melhor: Todos os estilos e influências misturadas se confundem e se tornam uma coisa só. MPB? Pop? Cada um defina como quiser. Na verdade não é nem uma coisa nem outra e, ao mesmo tempo, é tudo isso junto.

Fica a Dica!

Ah! Em tempos de inflação começando a querer disparar, é sempre bom destacar uma vantagem da música independente em relação ao que é lançado pelas grandes gravadoras: O preço!!! Através do site do cantor, pode-se comprar o CD por um preço civilizado e ele ainda vem autografado!!

Um abração a todos!!!!





Seguir a marlosrpc en Twitter Marlos Ribeiro Pinto Chambela


Nenhum comentário: