terça-feira, 11 de outubro de 2011

BIGODES DE FOCA, NARIZ DE TAMANDUÁ.



Em vez de trazer um comentário sobre algo recente do mundo da música, dessa vez venho falar da falta de novidades (boas, pelo menos) em evidência na mídia, sobre música infantil. Não que não existam boas músicas sendo produzidas especialmente para as crianças. mas elas não estão nas Tvs de maior audiência e, por isso, não atingem grande público.

Existem pré selecionados para o 23º Prêmio da Música Brasileira (a ser realizado em 2012) alguns trabalhos interessantes. Sem dúvida, o melhor e que tem maior alcance, através da TV Cultura, é o trabalho de Fernando Salem para o programa “Cocoricó”. Aqui sim, podemos encontrar músicas sadias para uma infância feliz. Porque é justamente esse o diferencial: As músicas devem ser alegres e educativas, para divertir a criançada ao mesmo tempo que transmitem a elas uma mensagem que seja útil. Pena não estar em evidência numa emissora de maior audiência! Alguns lançamentos infantis conseguem ser bem educativos, mas não são divertidos. Outros são divertidos mas trazem mensagens que podem distorcer a visão da criança a respeito de alguns assuntos. E isso é um problema sério!  No mais, o que chega até a maioria das crianças brasileiras são coisas que não acrescentam nada e que, às vezes, até podem prejudicar a educação delas.

Mas houve um tempo em que não era assim...

Bem antes de Xuxa aterrizar sua nave na TV e nas casas de todo o Brasil, a Globo (Sim! A “toda-poderosa” rede Globo!) apresentava programas onde a criança era tratada como criança, podendo brincar, usar a imaginação, sonhar, aprender a valorizar a amizade, respeitar o próximo, dar importância ao conhecimento e aprender sobre algumas variedades de coisas curiosas e interessantes.

Augusto Cesar Vanucci dirigiu programas como “Pirlimpimpim” (1982), com grandes artistas interpretando personagens de Monteiro Lobato como o Visconde de Sabugosa (Moraes Moreira), a boneca Emília (Baby Consuelo), o Sací Pererê (Jorge Benjor), a Cuca (Ângela Ro Rô), Hércules (Zé Ramalho), o Príncipe e a Rapunzel (Fábio Júnior e Lucinha Lins).

Plunct, Plact, Zum” (1983), também contou com diversos artistas e teve algumas músicas que ficaram consagradas e são lembradas até hoje. “O Carimbador Maluco”, virou um dos clássicos de Raul Seixas. “Brincar de Viver”, de Guilherme Arantes, ficou eternizada na voz de Maria Bethânia, que fez parte desse especial. “Sereia”, de Lulu Santos, também foi feita exclusivamente para esse especial (na voz de Fafá de Belém), mas transcendeu o programa e hoje é também um dos clássicos de Lulu.

Além desses programas especiais, havia “A Turma do Balão Mágico”, comandada diariamente por Simony, Jairzinho, Mike e Toby. O programa trazia também as figuras de Castrinho e do boneco “Fofão”. As crianças de todo o país se identificavam com os integrantes do grupo e suas músicas faziam a trilha sonora de todas as festinhas infantis. Em seus discos, contaram também com a parceria de diversos artistas, como Fábio Júnior (“Amigos do Peito”), Baby Consuelo e Pepeu Gomes (“Mãe, me Dá um Dinheirinho”), Erasmo Carlos (“Barato Bom é o da Barata”), Metrô (“Não Dá pra Parar a Música”), Djavan (“Superfantástico”) e até Roberto Carlos (“É Tão Lindo”), numa raríssima participação em disco de outro artista.

Era realmente uma época bem diferente...

Como presente do dia das crianças, especialmente para as crianças de 30, 40, 50 anos ou mais, ficam aqui os vídeos de alguns desses momentos que hoje fazem parte da memória afetiva de quem viveu essa época.

Um abraço a todos.



* A Turma do Balão Mágico e Fábio Júnior.  - Música: "Amigos do Peito" (1984)




2 comentários:

Armindo Guimarães disse...

Olá, Amigão!
Excelente artigo.
Gostei do presente e agradeço as duas coisas.
Grande abraço

Márcia Tristão-Bennett disse...

Marlos,

ADorei seus comentarios!!!! Esses programas realmente animavam muito o dia das criancas. Eu curti muito!!!!! A turma do balao magico....o coisa boa era ser crianca!!!!!!!!!

Videos maravilhosos tambem!!!!!!!!!!

OBrigada pelo seu post!!!!!!!!!

ABracos!!!!!!!!!!!!!!!